inclusão pelo esporte

Projeto Santa Maria Basquetebol amplia turmas para Escola Augusto Ruschi

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Projeto abriu nova turma na Escola Augusto Ruschi

Mais crianças da Região Oeste terão acesso ao basquetebol a partir da semana que vem. Na manhã desta sexta-feira, a equipe da Asiba/Corintians visitou a Escola Augusto Ruschi, no Bairro Juscelino Kubitschek, para apresentar o projeto Santa Maria Basquetebol a estudantes do 4º ao 5º ano. Foram abertas 30 vagas para os treinamentos gratuitos, que visam difundir o esporte pela cidade e prospectar talentos para o basquete.

A apresentação foi na quadra do colégio. As crianças assistiram exercícios feitos pelos atletas do Corintians e, depois, puderam sentir o gostinho e praticar um pouco com a bola laranja. O clima foi de festa entre os cerca de 100 estudantes.

Projeto vai ensinar 'primeiros arremessos' do basquete no Bairro Nova Santa Marta

- É importante para nossa comunidade. Basquete, para a gente, é mais na TV. Aqui na cidade, tem basquete mais no Centro. Então, é uma novidade. Os alunos estão com uma expectativa muito grande para participar - Cleonice Medianeira de Lima, professora responsável pelo programa Escola Aberta para a Cidadania, que engloba projetos do tipo no colégio.

A participação nos treinos será voluntária, para crianças entre 8 e 12 anos. O projeto foi oficialmente lançado em agosto, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro Nova Santa Marta. Atualmente, são 16 crianças atendidas semanalmente no local, e ainda há vagas abertas. Para participar, é só ir nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, com os documentos da criança acompanhada de um responsável.

São Pedro do Sul decreta situação de emergência por causa do temporal

Para o técnico e coordenador Ricardo Leal, o Catila, o projeto é a realização do sonho de democratizar o basquete.

- Nosso objetivo principal aqui, além da inclusão social, é a detecção de talentos. Ao trazermos o basquete para a escola, estamos ampliando o leque de oportunidades, para que outras crianças tenham acesso ao basquete - disse Leal.

A iniciativa do Corintians/Asiba é financiada pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério da Cidadania. O Santa Maria Basquetebol também tem apoio da prefeitura. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Na volta do público à Baixada, Inter-SM empata sem gols pela Divisão de Acesso

Próximo

Mesa-tenistas de Santa Maria garantem medalhas no Campeonato Brasileiro

Esportes