data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Projeto abriu nova turma na Escola Augusto Ruschi
Mais crianças da Região Oeste terão acesso ao basquetebol a partir da semana que vem. Na manhã desta sexta-feira, a equipe da Asiba/Corintians visitou a Escola Augusto Ruschi, no Bairro Juscelino Kubitschek, para apresentar o projeto Santa Maria Basquetebol a estudantes do 4º ao 5º ano. Foram abertas 30 vagas para os treinamentos gratuitos, que visam difundir o esporte pela cidade e prospectar talentos para o basquete.
A apresentação foi na quadra do colégio. As crianças assistiram exercícios feitos pelos atletas do Corintians e, depois, puderam sentir o gostinho e praticar um pouco com a bola laranja. O clima foi de festa entre os cerca de 100 estudantes.
Projeto vai ensinar 'primeiros arremessos' do basquete no Bairro Nova Santa Marta
- É importante para nossa comunidade. Basquete, para a gente, é mais na TV. Aqui na cidade, tem basquete mais no Centro. Então, é uma novidade. Os alunos estão com uma expectativa muito grande para participar - Cleonice Medianeira de Lima, professora responsável pelo programa Escola Aberta para a Cidadania, que engloba projetos do tipo no colégio.
A participação nos treinos será voluntária, para crianças entre 8 e 12 anos. O projeto foi oficialmente lançado em agosto, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro Nova Santa Marta. Atualmente, são 16 crianças atendidas semanalmente no local, e ainda há vagas abertas. Para participar, é só ir nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, com os documentos da criança acompanhada de um responsável.
São Pedro do Sul decreta situação de emergência por causa do temporal
Para o técnico e coordenador Ricardo Leal, o Catila, o projeto é a realização do sonho de democratizar o basquete.
- Nosso objetivo principal aqui, além da inclusão social, é a detecção de talentos. Ao trazermos o basquete para a escola, estamos ampliando o leque de oportunidades, para que outras crianças tenham acesso ao basquete - disse Leal.
A iniciativa do Corintians/Asiba é financiada pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério da Cidadania. O Santa Maria Basquetebol também tem apoio da prefeitura.